Dicas de instalação

colocação

Cada ladrilho é resultado de um trabalho individual, artesanal e deve ser tratado como uma verdadeira obra de arte. Quando retirarem os ladrilhos das caixas para realizar a instalação, coloque-os sempre da mesma forma que eles chegam até você quando embalados, ou seja, face a face, pois isso evita que os mesmos risquem.

 

Por serem totalmente artesanais, os ladrilhos apresentam pequenas diferenças de tamanho e espessura. Nuances de cores também são comuns devido a composição das tintas com pó de mármore, cimento branco estrutural e pigmentos

 

 

Instalação

Os ladrilhos hidráulicos podem ser assentados com argamassa branca e desempenadeira dentada.

 

O ladrilho hidráulico sempre é assentado com junta seca, ou seja, não existe espaçamento a ser dado entre as peças como feito na aplicação de cerâmicas, salvo algumas condições pode-se dar um espaçamento mínimo de 1 mm.

Quando o instalador aplicar a argamassa certifique-se que nas pontas dos ladrilhos também foi passada argamassa para evitar que as mesmas trinquem depois da peça assentada.

OBS: nunca bata nas peças com martelo de borracha, usado normalmente em aplicação de cerâmicas, pois além de marcar as peças (principalmente as cores claras) pode fissurá-las ou trincá-las e essas microfissuras não ficam evidentes durante a aplicação, vão aparecer quando essas peças são resinadas ou molhadas. O correto é amarrar um pano branco e limpo na ponta do martelo para amortecer o impacto e evitar o contato da borracha com as peças. Caso durante aplicação respingue argamassa sobre os ladrilhos, aconselhamos passar na mesma hora uma esponja limpa umedecida com água para evitar que a massa seque e penetre no piso. Os ladrilhos hidráulicos são peças muito porosas (enquanto não estão resinadas), caso o ambiente já estiver terminado e ainda precisar ser utilizado como passagem , cubram os ladrilhos com um plástico e sobre ele pode ser colocado plástico bolha e papelão. Jamais coloque papelão ou jornal diretamente sobre o piso, pois o mesmo pode manchar.

É muito importante que as peças estejam perfeitamente niveladas, o instalador pode esticar uma linha no chão para ajudar a manter o nível dos ladrilhos.

As peças podem ser recortadas com serra tipo makita.

Resina

Obs: As instruções de uso da resina estão no rotulo da lata.

É importante informar que as peças só podem ser resinadas após estarem completamente secas. Isso leva de 4 à 7 dias dependendo do clima.

São necessárias duas demãos de resina de 6 em 6 horas com rolo de pelo baixo de carneiro.

O ideal é esperar de 24 à 48 horas para transitar no ambiente após a segunda demão de resina.

Obs: Se precisar cobrir as peças com plástico ou lona, espere 72 horas.

Rejunte

O rejunte só poderá ser aplicado após as peças estarem resinadas com ao menos uma demão.

Misture o rejunte com água e aplique apenas na fresta entre os ladrilhos. Limpe imediatamente o excesso com esponja e água para evitar manchas.

 

Para tirar mais dúvidas, consulte sempre o fabricante ou colocadores autorizados.